CASACORSP2018 Arq. Bruna Barbieri

Eu sou super assídua na CASACOR SP.

Visito todo ano desde antes de entrar na faculdade!

Este ano a mostra expõe 82 – isso mesmo OITENTA E DOIS ambientes distribuídos em 3 circuitos que ocupam 17 mil mdentro do Jockey de SP e vai até o dia 29 de julho. Se você ainda não foi e pretende ir: corra por que falta pouco e CASACOR não costuma prorrogar!

Eu fui no último sábado 30/06 já esperando que estaria cheio por ser sábado. Encarei essa data para atender a um pedido do meu marido, que apesar de não ser do ramo, adora o programa.

CasaCor significa passear em SP, almoçar no Jockey, se perder no Jardim Europa e só ver coisa bonita!

Eu fiz uma pastinha nos stories do meu Instagram (procure por CASACOR) dos posts que eu fiz no dia para todo mundo acompanhar.

Mas ir em um sábado foi um erro… por isso, fica aqui minha dica: vá durante a semana! No sábado da minha visita estava L-O-T-A-D-O a ponto de ter fila para diversos ambientes, um pouco desagradável.  Isso impediu que eu tirasse fotos especiais para postar aqui, com o meu olhar…. e eu fiquei chateada. Por isso, vou te mostrar fotos oficiais, pouco exclusivas, mas melhores que as minhas!

O tema este ano é “CASACOR – A Casa Viva” que enfatiza uma tendência mundial da arquitetura de integração e respeito entre o homem e a natureza.

O briefing da organização para os expositores foi para que desafiassem as pessoas a resgatar suas memórias afetivas e refletir sobre o que é essencial na decoração.

E esse roteiro foi atendido com eficiência então, prepare-se para ver:

  • Árvores dentro de casa,
  • Sistemas construtivos que prometem uma obra limpa, com baixo consumo de água e baixa geração de resíduos,
  • Muitos espaços de convívio e co-working ao ar livre,
  • Telhados verdes,
  • Ambientes internos e externos se misturando sem nenhuma divisão ou conectados apenas por grandes painéis de vidro.
  • Caixilhos enormes, portas pivotantes e tetos translúcidos!

Tudo com muita transparência da forma com eu gosto: deixando a luz entrar!

Casa Raízes por Triplex Arquitetura - CASA COR SP 2018

Casa Raízes por Triplex Arquitetura. Uma árvore no centro da casa foi envolvida pela mesa de jantar, como se tomasse um assento!

Syshaus por Arthur Casas CASACOR2018

Syshaus por Arthur Casas. Uma nova forma de pensar a residência, construida sem água e sem geração de resíduos trás um jardim na cobertura.

Mas não é só isso! Tem muito mais…

– Os ambientes estão integrados e esse é um caminho sem volta.

A tendência dos ambientes integrados não se resume a mescla do interno com o externo. Vários profissionais evoluíram o conceito e apresentaram soluções para integração inclusive de espaços íntimos. A junção, praticamente sem divisórias do banheiro com o quarto do casal por exemplo, foi um conceito muito explorado por vários arquitetos e designers.

Loft Ninho por Nildo José CASACOR2018

Loft Ninho por Nildo José. Integração total dos ambientes e muito verde para dentro de casa!

Cozinha em conceito aberto também já é algo consolidado na arquitetura. E isso deu outra cara a esse cômodo! As bancadas de pia ganharam um ar mais nobre, evoluindo para se integrar à sala, conquistando um lugar de destaque. Foram apresentadas em diversos materiais: do granilite super em alta, até as luxuosas resinas sintéticas que prometem ter porosidade zero, passando pelos porcelanatos. As peças estão amplas e espaçosas, criando ambientes convidativos e gostosos para passar horas com a famílias e amigos.

Casa Relógio por Dado Castello Branco CASACOR2018

Casa Relógio por Dado Castello Branco. Ambientes integrados e multifuncionais com amplas aberturas para a natureza. Bancada da cozinha Dekton!

– A madeira, o dourado, o rosa rosé e o verde estão com tudo!

Atualmente, as placas de MDF (provenientes de madeira de reflorestamento) estão cada vez mais fiéis as madeiras naturais e em muitos espaços é praticamente impossível perceber a diferença. O material foi amplamente utilizado e de diversas formas.

Le Riad Bontempo por Roberto Migotto CASACOR2018

Le Riad Bontempo por Roberto Migotto. Inspiração na arquitetura Marroquina e madeira até no teto… e que teto!

A cor rosé apareceu em móveis, objetos, vasos e até em paredes! Principalmente nos tons envelhecidos passando uma sensação de leveza e delicadeza. E o dourado – rebatizado de “rosé gold” pegou carona em uma combinação perfeita e muito explorada nas ferragens e nos metais!

Casa Raízes por Triplex Arquitetura CASACOR2018

Casa Raízes por Triplex Arquitetura. Bancada de granilite rosé e objetos na mesma tonalidade.

Todas as versões de verde, principalmente as mais escuras também reinaram nessa edição da CASACOR.  É uma tonalidade que amplia a sensação de unidade entre o interno e o externo.

LOFT Marcelo Salum CASACORSP2018

Loft “Alguma coisa acontece no meu coração” por Marcelo Salum. Verde escuro nas paredes!

– Corda náutica é o material do momento!

Cadeiras, poltronas, balanços…. tudo em corda náutica em diversos pontos da CASACOR 2018, principalmente nas áreas externas, provando ser possível unir design, resistência e conforto.

Praça por Catê Poli e João Adão. CASACOR2018

Praça CASACOR por Catê Poli e João Adão. Jabuticabeiras e Cerejeiras fazem sombra para um lindo balanço fabricado com fios de corda náutica.

– Os aparelhos de TV desapareceram!

Haviam pouquíssimos aparelhos de TV na mostra. Quando presentes estavam embutidas em um móvel ou espelho de forma discreta e quase imperceptível. Acredito que pelo tema que buscou valorizar a convivência ao ar livre… natureza, mas muito por ser uma tendência mesmo. Afinal, quem tem um celular ou um tablete na mão dispensa a TV.

Mas isso não significa que a tecnologia não esteve presente: diversos sistemas propondo o aumentar da eficiência energética, geração de energia limpa e a redução do impacto ambiental durante as construções,  foram apresentados.

Casa do Escritor por Jóia Bergamo CASACOR2018

Casa do Escritor por Jóia Bergamo. Controle da eficiência energética e sistema construtivo de baixo impacto ambiental.

Em sintonia com essa evolução tecnológica, cada ambiente exposto tem o seu pin code CASACOR. Um código QR , que quando escaneado te conecta direto à pasta de fotos oficiais do ambiente no pinterest.

Quatro dos 82 ambientes são espaços de alimentação distribuídos ao longo dos 3 circuitos. Todos bem charmosos e com decoração muito bem assinada. Uma casa de chás logo no início, uma boulangerie, um restaurante e um bar lounge. Esses dois últimos estão localizados mais para o final da mostra, garantindo a possibilidade de um intervalinho na caminhada.

Restaurante por Patricia Genoveze e Guilherme Longo CASA COR 2018

Restaurante por Patrícia Genoveze e Guilherme Longo. Mais rosé por todo lado com um painel florido de fundo preto na parede!

E me acredite, você vai pedir por um intervalo… a mostra está MUITO GRANDE um pouco cansativa… Apesar de tudo lindo e inspirador, eu fico imaginando como deva ser complexo para quem não é profissional da área, assimilar tanta informação de uma única vez!

Então em resumo, minha sugestão é: vá durante a semana e com um sapato confortável, tenha o Pinterest instalado no seu celular, tempo e disposição – reserve pelo menos 5 horas para passear tranquilamente por todos os ambientes.

E lembre-se: é uma mostra de decoração, como um desfile de moda: muito do que está ali pode não ser viável ou prático o suficiente para o seu dia a dia.

Quer um exemplo – te dou vários (rs):

Pergunta: como limpa o espelho no fundo desse lindo cobogó? Para a mostra, o visual ficou incrível, mas imagine a dinâmica da faxina dessa casa…..

Sala de Jantar por Naomi Abe CASACOR2018

Sala de Jantar por Naomi Abe. Um visual incrível com espelho ao fundo do cobogó.

E como conviver com um lustre desse tipo….  problema não?

Anexo Nuage por Yamagata Arquitetura CASACOR2018

Anexo Nuage por Yamagata Arquitetura. Tons neutros e tranquilizadores com muita luminosidade.

Mas sem polêmicas…. esse definitivamente não é meu objetivo! Quero aqui te incentivar a ir passear em SP e colocar a CASACOR 2018 “no seu curriculum”!

Como eu sempre digo, o importante é que a sua casa tenha sintonia com você e seja prática para o seu dia a dia!

Para terminar, preciso te dizer que se durante sua visita você se apaixonar por alguma peça exposta, saiba que normalmente as lojas comercializam esses móveis e objetos com desconto quando o evento acaba. Se não estiver conseguindo identificar o fornecedor, me chame que eu te ajudo.

E antes que você me pergunte sobre o meu ambiente preferido…

Nota 1000 para Dado Castello Branco na Casa Relógio! Impecável!

Bom passeio!
Não esquece de comentar aqui se você foi e o que achou!

Logotipo Arquiteta BRUNABARBIERI

3 comentários sobre “

  1. Marcela disse:

    Adorei o post! Tb amei a Casa Relogio do Dado e tb fiquei pensando como alguns ambientes sao mesmo uma
    inspiração, mas poderiam ser adaptados para as necessidades mundanas do dia-a-dia! Rs 😀

Conta para mim o que você achou! Deixe um comentário!